IPVA ficará mais barato em SP

Para quem possui um veículo no Estado de São Paulo, seja ele qual for, carro, caminhão, moto ou até mesmo um ônibus, tem que arcar com o Imposto sobre propriedade do Veículo Automotor, mais conhecido pela temida sigla IPVA.

Esse tipo de pagamento realizado diretamente para o Governo do Estado de São Paulo, é feito para que o Governo possa realizar prevenções em estradas e rodovias, como melhorar a sinalização, ter um melhor aproveitamento do acostamento e também outros pontos importantes, como por exemplo, remendar buracos. Em outros estados, como em Minas Gerais, por exemplo, o dinheiro é usado para tampar o rombo da dívida pública.

IPVA do estado de São Paulo
IPVA do estado de São Paulo

A boa notícia para a população de São Paulo é que por causa da crise que o país enfrenta, o Governador Geraldo Alckmin, que é quem determina qual o valor que esse imposto terá, fez uma diminuição em relação ao ano de 2016, deixando esse tributo até 10% mais barato, dependendo do tipo de veículo que se tenha. Já no Rio, o IPVA 2018 RJ está previsto para ter um aumento de até 2%.

O desconto pode ser ainda maior para quem realizar esse pagamento a vista, podendo chegar a até 15% do valor total desse tributo, já que esse tipo de quitação, realizado em uma única vez, pode render bons resultados para quem o realizar.

Quer conhecer outros benefícios? Leia também:

  • Não recebi meu PIS e agora o que fazer?
  • Grávidas do Bolsa Família começam a receber repelentes em março

Valores diminuídos do IPVA 2018 SP

De acordo com a secretária da Fazenda do estado de São Paulo, essa diminuição não deve afetar os cofres do Governo, pois esse tipo de ação já tinha sido planejado pelo Governador Geraldo Alckmin e assim, está dentro do orçamento que o município tem estipulado para esse ano de 2018.

Assim, os valores descontados que podem chegar a 15%, caso esse imposto seja pago à vista, não afetarão as finanças do Estado, por isso, que esse desconto está sendo concedido a toda a população do estado que tenha que arcar com o IPVA.

Lembrando que esses valores do IPVA 2018 em São Paulo não são fixos e variam conforme o tipo de veículo que cada pessoa tenha. Dessa forma, quanto mais caro for o veículo, maior será o valor do IPVA pago.

Assim, veículos mais baratos terão um desconto menor, já que o próprio valor do IPVA cobrado em cima desses itens será menor, quando comparado com veículos de preços maiores.

As alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Isso quer dizer que não há um desconto direto em cima do que é cobrado de cada veículo. A grande diferença é a questão dos valores dos veículos, que tiverem uma queda, por isso, houve esse desconto concedido pelo estado.

Assim, quanto maior for o valor do seu veículo, maior será o valor do desconto concedido em cima desse tipo de item, fazendo com que esse desconto seja maior e dessa forma, sobre mais dinheiro para quitar outros itens, como por exemplo o IPVA de São Paulo e também o imposto de renda, que deve ter uma diminuição também em 2018, fazendo com que a pessoa economize ainda mais nesse pagamento e tenha um começo de ano ainda mais tranquilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *