Mudanças de Emplacamento no DETRAN

Desde o final do ano de 2013 ocorreram mudanças em todo o processo de emplacamento efetuado pelo DETRAN PE, onde o usuário precisará apresentar o laudo de vistoria de seu veículo ao DETRAN antes de ser emitida a ordem de placa. Esse procedimento visa reduzir bastante as incidências de casos de veículos clonados.

Esta regra vale para qualquer serviço de emplacamento, seja primeiro emplacamento, substituição de placa por motivos de danos ou perda e qualquer outro tipo de emplacamento e lacração.

Conheça ainda o Seguro DPVAT São Paulo e todas as informações sobre esse imposto obrigatório.

Primeiro Emplacamento no DETRAN PE

Esta modalidade se faz necessária pois é no momento do primeiro emplacamento que o DETRAN de Pernambuco irá realizar o cadastro inicial do veículo em seus registros, seja carro, caminhão, ônibus, moto e todos os demais veículos automotores.

Sendo assim, será expedido o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CLA/CRLV).

Motos de 50 cilindradas (as chamadas cinquentinhas) tipo Shineray, também precisam ser emplacadas e os condutores devem seguir todas as regras de segurança e obedecer à legislação do trânsito, e sendo assim, claro, ter habilitação. Um fato interessante é que o emplacamento de moto tem crescido e já supera o número de emplacamentos de carros.

Documentos para o Primeiro Emplacamento

Veja abaixo quais são basicamente os documentos que você precisará para realizar o primeiro emplacamento de seu veículo:

  • Documentos pessoais como carteira de identidade e CPF caso seja registro de pessoa física;
  • Em caso de Pessoa Jurídica, documentos como cartão CNPJ, contrato social, documento de identificação dos sócios;
  • Nota fiscal da revenda autorizada ou da montadora do veículo, sendo a necessário a original;
  • Comprovante de endereço em nome do proprietário;
  • Termo de constatação de qualquer concessionária autorizada ou laudo da vistoria do DETRAN PE com decalque do chassi e do motor;
  • Pagamento do IPVA
  • Pagamento do DPVAT (Seguro obrigatório)
  • Pagamento da Taxa do DETRAN

DETRAN PE Emplacamento Valor Mais Acessível

No Departamento de Trânsito de Pernambuco, para emplacamento você deve pagar o valor de R$ 120,00 em média, podendo este custo variar em alguns casos, e esse preço pode ser considerado para o ano de 2014, visto que a última alteração ocorreu em dezembro de 2013.

Pode-se dizer que o valor do emplacamento atualmente custa até 20% mais barato desde que ocorreram os últimos reajustes.

Vistoria para Emplacamento

Como é necessário efetuar a vistoria do veículo e ter em mãos o laudo da vistoria antes do emplacamento, fique atento aos horários e locais onde as vistorias são realizadas:

  • DETRAN (Sede, no bairro da Iputinga que fica na zona Oeste de Recife) de 07:45h às 16:00h
  • Expresso Cidadão de Olinda (na unidade do DETRAN) de 07:30h às 16:00h

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *