Ex-senador Mário Calixto é preso na Bolívia após 5 meses foragido

» Nacional

O empresário e ex-senador Mário Calixto Filho foi preso pela Polícia Federal no começo da noite desta quarta-feira (21) na cidade boliviana de Guayara Merin, na fronteira com a brasileira Guajará-Mirim (RO), durante uma reunião binacional do Comitê de Integração de Fronteira.

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D'PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D’PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Dono do jornal “O Estadão do Norte”, Mário Calixto era foragido da Justiça desde junho. Estava preso em um hospital de Porto Velho, com problemas no coração, quando decidiu fugir. Cortou e jogou a tornozeleira em uma rua no centro da cidade e passou os últimos meses no Equador, Guiana Francesa e Santa Cruz, na Bolívia.

Mário Calixto foi preso ao comparecer à reunião binacional da qual participavam, entre outros políticos da região, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMBB).

Ele recebeu voz de prisão de policiais bolivianos, que estavam acompanhados de policiais brasileiros comandados pelo delegado Júlio Mitsuo Fujiki, da PF em Guajará-Mirim.

O ex-senador, que foi algemado ao ser preso, apresentou documento de refugiado político, mas as autoridades bolivianas foram alertadas para conferir a autenticidade, pois se tratava de uma cópia digitalizada, datada de 16 de setembro.

Calixto permanece preso e só poderá ser transferido para o Brasil com autorização da chancelaria boliviana. O caso ficou para ser decidido nesta quinta-feira (21). Calixto for verdadeiro não poderá permanecer preso caso comprove a veracidade do documento.

Figura controversa de Rondônia, Márcio Calixto responde a dezenas de processos. Ele tem na ficha condenações por desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa, nas Centrais Elétricas de Rondônia, tráfico de influência para garantir isenção fiscal e até por descumprimento de ordem judicial.

Ele foi senador durante um ano, em 2004, quando o então senador Amir Lando assumiu o Ministério da Previdência.

TERRA

0 nenhum comentáriovoltar para notícia

Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Site:
Comentário:

Current day month ye@r *


Artigo com as "tags": 5 meses,  Bolívia,  ex-senador,  foragido,  Mário Calixto,  preso, 

Outros artigosir para Home

Pelé piora e é transferido a unidade de cuidados especiais

Pelé piora e é transferido a unidade de cuidados especiais(0)

O estado de saúde da lenda do futebol brasileiro Pelé, de 74 anos, piorou nesta quinta-feira, e ele foi transferido para uma unidade de cuidados especiais. As informações são do hospital Albert Einstein, onde o Atleta do Século foi internado nesta segunda-feira devido a uma infecção urinária. “Edson Arantes do Nascimento (Pelé) segue internado com

Em protesto, vereadora discursa sem calcinha na Câmara

Em protesto, vereadora discursa sem calcinha na Câmara(0)

Uma vereadora da Câmara de Aracaju fez um protesto inusitado no plenário da Casa. Lucimara Passos (PCdoB) retirou uma calcinha do bolso durante seu discurso e disse que não estava usando a peça íntima. A atitude era para criticar o parlamentar Agamenon Sobral (PP), que teria chamado uma mulher que queria se casar sem calcinha

Regina Casé responde a acusações da mãe do dançarino DG

Regina Casé responde a acusações da mãe do dançarino DG(0)

Apresentadora se diz perplexa e triste Rio – Dias depois de circular nas redes sociais um vídeo em que Maria de Fátima Silva, mãe do dançarino Douglas Silva Pereira, morto em abril, reclama de sua participação no programa ‘Esquenta’, da Rede Globo, a apresentadora Regina Casé resolveu se pronunciar. “(…)Fiquei triste e perplexa acompanhando a

Lei Antifumo entra em vigor na próxima semana

Lei Antifumo entra em vigor na próxima semana(0)

Entra em vigor na próxima quarta-feira (3) a Lei Antifumo que proíbe, entre outras coisas, fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o país. Para especialistas, a medida é um avanço no combate ao hábito de fumar. Pouco mais de 11% da população brasileira são fumantes. No Dia Nacional de Combate ao Câncer,

Nomes de políticos citados na operação lava jato estão com ministro do STF

Nomes de políticos citados na operação lava jato estão com ministro do STF(0)

O juiz federal Sérgio Moro, que cuida da Operação Lava Jato, divulgou nesta terça-feira (25) um documento em que defende o trabalho que tem realizado para investigar a corrupção na Petrobras. No Supremo Tribunal Federal já há cinco pedidos de advogados de presos na Operação Lava Jato com o mesmo objetivo: levar toda a investigação

leia mais

Informação e Contato

O Jornal MS é focado em conteúdo de notícias gerais, políticas, policiais, automotivas, tecnológicas, serviços, entretenimento, esportes, além de vídeos compartilhados.

Notícias do Mato Grosso do Sul e do mundo!

Redes Sociais

Categorias mais populares