Ex-senador Mário Calixto é preso na Bolívia após 5 meses foragido

» Nacional

O empresário e ex-senador Mário Calixto Filho foi preso pela Polícia Federal no começo da noite desta quarta-feira (21) na cidade boliviana de Guayara Merin, na fronteira com a brasileira Guajará-Mirim (RO), durante uma reunião binacional do Comitê de Integração de Fronteira.

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D'PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D’PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Dono do jornal “O Estadão do Norte”, Mário Calixto era foragido da Justiça desde junho. Estava preso em um hospital de Porto Velho, com problemas no coração, quando decidiu fugir. Cortou e jogou a tornozeleira em uma rua no centro da cidade e passou os últimos meses no Equador, Guiana Francesa e Santa Cruz, na Bolívia.

Mário Calixto foi preso ao comparecer à reunião binacional da qual participavam, entre outros políticos da região, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMBB).

Ele recebeu voz de prisão de policiais bolivianos, que estavam acompanhados de policiais brasileiros comandados pelo delegado Júlio Mitsuo Fujiki, da PF em Guajará-Mirim.

O ex-senador, que foi algemado ao ser preso, apresentou documento de refugiado político, mas as autoridades bolivianas foram alertadas para conferir a autenticidade, pois se tratava de uma cópia digitalizada, datada de 16 de setembro.

Calixto permanece preso e só poderá ser transferido para o Brasil com autorização da chancelaria boliviana. O caso ficou para ser decidido nesta quinta-feira (21). Calixto for verdadeiro não poderá permanecer preso caso comprove a veracidade do documento.

Figura controversa de Rondônia, Márcio Calixto responde a dezenas de processos. Ele tem na ficha condenações por desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa, nas Centrais Elétricas de Rondônia, tráfico de influência para garantir isenção fiscal e até por descumprimento de ordem judicial.

Ele foi senador durante um ano, em 2004, quando o então senador Amir Lando assumiu o Ministério da Previdência.

TERRA

0 nenhum comentáriovoltar para notícia

Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Site:
Comentário:

Current day month ye@r *


Artigo com as "tags": 5 meses,  Bolívia,  ex-senador,  foragido,  Mário Calixto,  preso, 

Outros artigosir para Home

Apesar de reforço da Força Nacional, governo nega crise em presídio de RR

Apesar de reforço da Força Nacional, governo nega crise em presídio de RR(0)

Apesar do reforço de 30 homens da Força Nacional na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, o governo de Roraima negou, nesta quarta-feira (29), que o sistema prisional do estado esteja em crise. O governador Chico Rodrigues (PSB) declarou que a ‘superlotação e o desgaste das políciais estaduais’ motivou a solicitação de reforço na unidade que é a

Decreto sobre conselhos populares também vai cair no Senado, diz Renan

Decreto sobre conselhos populares também vai cair no Senado, diz Renan(0)

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (29) que o decreto elaborado pela Presidência da República que estabelece a consulta a conselhos populares por órgãos do governo antes da adoção de políticas públicas deverá ser derrubado na Casa. Para Renan, a matéria é “conflituosa” e encontra muitas resistências no parlamento, “tanto na Câmara quanto

Alckmin rebate ANA e diz que 3ª cota do volume morto não trará problemas

Alckmin rebate ANA e diz que 3ª cota do volume morto não trará problemas(0)

O governador Geraldo Alckmin afirmou, durante visita a Santos, no litoral de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (29), que a utilização de uma terceira reserva técnica (volume morto) do Sistema Cantareira não está nos planos do governo, apesar da crise hídrica enfrentada pelo estado de São Paulo. De acordo com ele, caso seja utilizada um dia, a

Jovem tem AVC aos 16 anos, supera doença e volta a estudar para o Enem

Jovem tem AVC aos 16 anos, supera doença e volta a estudar para o Enem(0)

Uma nova vida repleta de desafios e superação. Essa é a história de Lucas Coelho, 20 anos. Ainda quando estudante do ensino médio, com apenas 16 anos, ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e após um período parado por conta da doença o jovem voltou a estudar, desta vez, para o Exame Nacional do

Doleiro Youssef recebe alta e retorna para carceragem da PF em Curitiba

Doleiro Youssef recebe alta e retorna para carceragem da PF em Curitiba(0)

O doleiro Alberto Youssef, que estava internado desde sábado (25) no Hospital Santa Cruz, em Curitiba, recebeu alta e retornou para a sede da Polícia Federal (PF) por volta das 8h30 desta quarta-feira (29). De acordo com agentes federais, que fizeram o deslocamento do doleiro, às 9h ele já estava dentro da cela. Youssef foi

leia mais

Informação e Contato

O Jornal MS é focado em conteúdo de notícias gerais, políticas, policiais, automotivas, tecnológicas, serviços, entretenimento, esportes, além de vídeos compartilhados.

Notícias do Mato Grosso do Sul e do mundo!

Redes Sociais

Categorias mais populares