Ex-senador Mário Calixto é preso na Bolívia após 5 meses foragido

» Nacional

O empresário e ex-senador Mário Calixto Filho foi preso pela Polícia Federal no começo da noite desta quarta-feira (21) na cidade boliviana de Guayara Merin, na fronteira com a brasileira Guajará-Mirim (RO), durante uma reunião binacional do Comitê de Integração de Fronteira.

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D'PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Polícia Federal prende ex-senador Mário Calixto Filho Foto: MARCOS D’PAULA/AGÊNCIA ESTADO/AE

Dono do jornal “O Estadão do Norte”, Mário Calixto era foragido da Justiça desde junho. Estava preso em um hospital de Porto Velho, com problemas no coração, quando decidiu fugir. Cortou e jogou a tornozeleira em uma rua no centro da cidade e passou os últimos meses no Equador, Guiana Francesa e Santa Cruz, na Bolívia.

Mário Calixto foi preso ao comparecer à reunião binacional da qual participavam, entre outros políticos da região, o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMBB).

Ele recebeu voz de prisão de policiais bolivianos, que estavam acompanhados de policiais brasileiros comandados pelo delegado Júlio Mitsuo Fujiki, da PF em Guajará-Mirim.

O ex-senador, que foi algemado ao ser preso, apresentou documento de refugiado político, mas as autoridades bolivianas foram alertadas para conferir a autenticidade, pois se tratava de uma cópia digitalizada, datada de 16 de setembro.

Calixto permanece preso e só poderá ser transferido para o Brasil com autorização da chancelaria boliviana. O caso ficou para ser decidido nesta quinta-feira (21). Calixto for verdadeiro não poderá permanecer preso caso comprove a veracidade do documento.

Figura controversa de Rondônia, Márcio Calixto responde a dezenas de processos. Ele tem na ficha condenações por desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa, nas Centrais Elétricas de Rondônia, tráfico de influência para garantir isenção fiscal e até por descumprimento de ordem judicial.

Ele foi senador durante um ano, em 2004, quando o então senador Amir Lando assumiu o Ministério da Previdência.

TERRA

0 nenhum comentáriovoltar para notícia

Adicione seu comentário

Nome:
Email:
Site:
Comentário:

Current day month ye@r *


Artigo com as "tags": 5 meses,  Bolívia,  ex-senador,  foragido,  Mário Calixto,  preso, 

Outros artigosir para Home

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna

Morre no Recife, aos 87 anos, o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor paraibano Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira, aos 87 anos. Ele estava internado no Real Hospital Português, em Recife, Pernambuco, desde segunda-feira, depois de sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico. O autor passou por uma cirurgia de emergência, acabou entrando em coma e não resistiu. Integrante da Academia Brasileira de Letras, Suassuna teve seis

Sucesso na Web, perfil de Dilma Bolada é tirado do ar

Sucesso na Web, perfil de Dilma Bolada é tirado do ar(0)

Os fãs de Dilma Bolada, perfil dos mais populares no Facebook, foram surpreendidos na tarde desta quarta-feira. O motivo? Jeferson Monteiro, criador da personagem, anunciou que tirou a página do ar. “Pra todos que estão perguntando: tirei a Dilma Bolada do ar, ok? Sem drama e sem mimimi”, postou ele. Não demorou muito para que

Família com bebê e senhor agredido ficam sem atendimento na Santa Casa

Família com bebê e senhor agredido ficam sem atendimento na Santa Casa(0)

Pacientes que procuraram o hospital encontraram portões fechados. Atendimentos em pronto-socorro e ambulatório não são realizados. A diarista Maria Rosenilda da Silva,de 45 anos, saiu de Mairiporã, na Grande São Paulo, e tentava entrar com o neto de 5 meses para realizar um exame na Santa Casa. “Ele teve uma alteração no exame do pezinho

Oscar Filho é processado por fazer piada de jovem com paralisia facial

Oscar Filho é processado por fazer piada de jovem com paralisia facial(0)

‘Você já se sentiu tão diferente que até sua própria imagem te acha estranho?’, dizia legenda da foto com a adolescente O humorista e apresentador Oscar Filho foi processado após postar em uma rede social a foto de uma menina, na época com 17 anos, que apresenta sequelas de uma paralisia facial.   A ação

Carol Nakamura sai no tapa com Sidney Sampaio e é expulsa de avião

Carol Nakamura sai no tapa com Sidney Sampaio e é expulsa de avião(0)

Na noite da última segunda-feira, Sidney Sampaio e Carol Nakamura se preparavam para uma viagem de sonho. O casal — que está com o casamento marcado para o dia 13 de setembro — embarcava para Chillan, um resort encravado na Cordilheira dos Andes, a cerca de 450 km ao sul de Santiago. O passeio seria

leia mais

Informação e Contato

O Jornal MS é focado em conteúdo de notícias gerais, políticas, policiais, automotivas, tecnológicas, serviços, entretenimento, esportes, além de vídeos compartilhados.

Notícias do Mato Grosso do Sul e do mundo!

Redes Sociais

Categorias mais populares